O #PratadaCasa traz a nossa artista 3D Pamella Pesarelli e as benfeitoriais e aventuranças que rolaram nessa jornada pela arte.
O #PratadaCasa traz a nossa artista 3D Pamella Pesarelli e as benfeitoriais e aventuranças que rolaram nessa jornada pela arte.
#PratadaCasa chega nessa segunda-feira pra dar uma remexida na sua vida! Por que não há melhor forma de começar a semana do que recebendo inspiração. A pauta desta semana é o jovem, brelo e talentoso James Brelaz, nosso Motion Designer que tem a resposta das dúvidas mais audaciosas de toda a existência. Brelax, Breláz, Brêlaz. […]
Que tal continuar a conhecer as pratas da nossa casa amarela? Hoje vamos falar da frente ilustrativa do Cafundó: Giovanni Girardi. É um dos cabra velho que entrou no estúdio em 2010 e desde então vem emprestando seu talento para dar brilho aos nossos projetos. Logo que entrou no estúdio, participou do vídeo clipe Jardim […]
#PratadaCasa chega à terceira edição! Vamos falar dos nossos recursos criativos aqui dentro? Hoje é um dia comemorado pelos designers de todo Brasil, e justamente por isso vamos falar do nosso diretor de arte web. Que, entre outras histórias, também é um designer formado pela UFPR em Curitiba. Roland Roderjan é o cara que faz […]
Pra quem não viu o #Pratadacasa01, este é um momento especial em que o Cafundó está abrindo para o mundo os talentos retidos nesta Casa Amarela. Agora, o #Pratadacasa 2nd edition vai falar de um garoto que entrou pra deixar tudo funcionando. Ele programou este blog: se tudo funciona, a culpa é dele. Ele programou […]
O Cafundó vai começar a compartilhar com vocês as verdadeiras #Pratadacasa do estúdio: os bravos guerreiros que passaram pela nossa temível seleção, enfrentando dragões e Léo-es para conquistar uma cadeira no hall da Casa Amarela! Ou não. Mas são nossos recursos criativos que, através de teclas e talento, são capazes de transformar nossas idéias cabulosas […]
No sábado 22/10 eu e o excelentíssimo estrategista do Cafundó, João Marcelo, estivemos no Intercon em São Paulo. O evento se propunha a trazer grandes profissionais do mercado digital para uma conversa franca e aberta com quem estivesse interessado, os temas foram divididos em 4 áreas, criativa, hackaton, social media e métricas. Para a tristeza dos leitores do blog do Cafundó esse cara que tá escrevendo ficou o dia inteiro na área de métricas, mas o que quero mostrar nesse post é como está o mercado para os profissionais responsáveis pela avaliação de dados e métricas, daqui a alguns dias farei outro post sobre como dados podem gerar insights criativos.
Caso alguém queira saber mais sobre a área criativa do evento, envie um e-mail para joao@cafundo.tv e ele passou o dia inteiro lá
Mas voltando para o evento, ficou claro que os caras não estão tão na nossa frente, possuímos as mesmas fontes de informação e o conhecimento da área é bem equilibrado, a diferença está na prática, como SP é um mercado muito maior, há mais clientes dispostos a investir em digital e por consequência há mais projetos sendo executados. Nesse evento também encontrei a cura para a minha frustração em relação ao mercado que estamos inseridos, porque ficou claro que os caras passam pelas mesmas situações e problemas que temos aqui. Em geral os clientes não entendem como utilizar a web, as agências não sabem cobrar por serviços mais específicos e acabam por negligenciar o digital e principalmente profissionais envolvidos no processo de avaliação das campanhas não sabem quais resultados apresentar para os clientes.
Entre tudo que foi falado duas situações chamaram a minha atenção. Um dos participantes do evento perguntou aos palestrantes quando eles achavam que o mercado irá mudar e as empresas e agências irão entender o digital. O Alessandro Lima (@alimasp) BI do Terra, respondeu que isso só acontecerá quando a nossa geração assumir os cargos que tomam as decisões nas empresas e agências. Então pergunto: Estamos fadados a esperar tanto para uma mudança de mentalidade no mercado? Espero que não.
E a segunda situação que é importante ressaltar foi um simples comentário do Leonardo Naressi(@leonaressi) Diretor da Direct Performance. No bate-papo final do evento ele disse que um Mídia de uma grande agência falou pra que de agora em diante o que importa é o CPLike(Custo-por-like). Analisar métricas tão simples e rasas é um dos maiores erros que um planner, mídia ou gerente de marketing pode cometer. A medição de um clique em um botão não deve ser a KPI(Key-performance-indicator) de nenhuma campanha, mesmo sem um like a Fan-page pode ter influência nos resultados da ação. Mas isso fica para um outro post, onde falaremos com mais detalhes sobre como mostrar para seus clientes o que deve ser apresentado como resultado de uma campanha e sobre funis multicanais. Por hoje é só.
Todas as imagens deste post foram descaradamente roubadas dos Twiters do @leonaressi e da @amandazdias