Série do nosso Blog que apresenta os talentos do estúdio, que ajudam a compor nossa atmosfera pulsante.

Prata da Casa: Pamella Pesarelli, 3D artist.

O #PratadaCasa traz a nossa artista 3D Pamella Pesarelli e as benfeitoriais e aventuranças que rolaram nessa jornada pela arte.

Prata da Casa: James Brelaz, el Motion Designer

#PratadaCasa chega nessa segunda-feira pra dar uma remexida na sua vida! Por que não há melhor forma de começar a semana do que recebendo inspiração. A pauta desta semana é o  jovem, brelo e talentoso James Brelaz, nosso Motion Designer que tem a resposta das dúvidas mais audaciosas de toda a existência. Brelax, Breláz, Brêlaz. […]

#PratadaCasa 4: Giovanni Girardi, Ilustrador.

Que tal continuar a conhecer as pratas da nossa casa amarela? Hoje vamos falar da frente ilustrativa do Cafundó: Giovanni Girardi. É um dos cabra velho que entrou no estúdio em 2010 e desde então vem emprestando seu talento para dar brilho aos nossos projetos. Logo que entrou no estúdio, participou do vídeo clipe Jardim […]

#PratadaCasa 03 – Roland Roderjan

#PratadaCasa chega à terceira edição! Vamos falar dos nossos recursos criativos aqui dentro? Hoje é um dia comemorado pelos designers de todo Brasil, e justamente por isso vamos falar do nosso diretor de arte web. Que, entre outras histórias, também é um designer formado pela UFPR em Curitiba. Roland Roderjan é o cara que faz […]

#Pratadacasa 02: Douglas da Silva

Pra quem não viu o #Pratadacasa01, este é um momento  especial em que o Cafundó está abrindo para o mundo os talentos retidos nesta Casa Amarela. Agora, o #Pratadacasa 2nd edition vai falar de um garoto que entrou pra deixar tudo funcionando. Ele programou este blog: se tudo funciona, a culpa é dele. Ele programou […]

Prata da Casa #1 – Felipe Fox

O Cafundó vai começar a compartilhar com vocês as verdadeiras #Pratadacasa do estúdio: os bravos guerreiros que passaram pela nossa temível seleção, enfrentando dragões e Léo-es para conquistar uma cadeira no hall da Casa Amarela! Ou não. Mas são nossos recursos criativos que, através de teclas e talento, são capazes de transformar nossas idéias cabulosas […]

As últimas novidades do nosso laboratório criativo.

Bad Bear Day

   

SIMPLE SCORE

Conheça o aplicativo mobile que vai ajudar a contar os pontos das suas partidas de jogos.

Calendário 2014

Como você gostaria de se retratar em 2014?

HEART ATTACK!

Devemos estar sempre atentos a nossa saúde, e aos ataques do coração.

Pílula 01: Moustache Fever

O bonde do Mr. Biggous trazendo alegria para a sua vida.

O SUMIÇO DO GALO

Num ato repentino, nosso companheiro Galo Inácio deu no pé e descabelou todo mundo por aqui. Onde ele se meteu?!

MANIFESTO SOCIAL

Arranjamos um jeito de lidar com todas as notícias das manifestações. Acompanhe o feed de jornais e redes sociais ao mesmo tempo.
Acompanhe a nossa saga na produção de um curta-metragem animado.


HTML5, iPhone e uma aventura!

Our Stuff / posted by in 6 set of 2011

Olá, jovens viajantes que andam pelo reino do Grande Galo!

Deixe-me apresentar, meu nome é Douglas, um dos integrantes do time Cafundó, sou o responsável pela parte de programação do estúdio.

Na minha estreia aqui no blog, resolvi trazer um pouco de bytes para vocês, leitores. Desliguem os círculos e  cores de vossas mentes, tomem a pílula vermelha e vamos juntos desbravar algumas linhas de códigos!


Era um dia comum, o sol reluzia por entre as montanhas e eu andava pelo nobre reino do Google Reader quando vi algo que chamou minha atenção:  o blog da Emanuele Feronato.  Com um post cujo título dizia  “Making a game with HTML + jQuery Mobile and publishing it to Apple Store”, resolvi parar e ler com calma a boa prosa dessa italiana.

Eu já sabia da possibilidade de criar aplicativos para o mago branco iPhone utilizando HTML5 e que o usuário poderia adicioná-los como atalhos em seu aparelho. O que me surpreendeu foi a possibilidade de customização com o auxílio do (sempre querido) jQuery –  remover a barra do navegador, mudar a cor da barra de status, ter uma tela de carregando ao abrir e até mesmo salvar dados localmente!

Com essa informação em mãos, outro amigo recente me veio à cabeça: o forasteiro HTML5. Eu já havia contado com seus inovadores serviços em meu pequeno espaço e lembrei que o mesmo tem um novo elemento chamado “Canvas”, com muitos recursos interessantes, até mesmo para jogos. Para quem ainda não ouviu falar dele, o mesmo permite criar dinamicamente renderizações programáveis de formas 2D e imagens bitmap.

Que tal desenhar uma linha, com curvas e em tempo real ou, quem sabe, um cenário inteiro de forma eficiente? Parece promissor, certo? Pois eu digo: é mais que isso, é realidade! Confiram esse site e salivem, meus caros companheiros.

Uma vez obtido esse poder, eu não podia parar, eu tinha que tentar a implementação disso na prática. Abri florestas com apenas um facão, acabei com alguns trolls horrendos para obter informações e, finalmente, estava pronto para a batalha.

Cavaleiros de terras longínquas, o sol deu licença para a sempre pálida lua e essas dias já não são tão seguros como antes… assim sendo, vamos deixar marcado um próximo encontro onde essa aventura terá um fim – quando nós construiremos juntos um pequeno jogo para nos deleitarmos com as quase infinitas possibilidades que esta nova possibilidade nos dá. Que tal?

Se este fim será bom é uma dúvida pulsante que descobriremos semana que vem. Até lá!

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