Cafundó Estúdio Criativo


Metaverse Fashion Experience

Experiência interativa em que o Cafundó combinou o mundo da Moda e o Metaverso.

 

 

“I Love the Nightlife” – Metaverse Fashion Experience é uma experiência interativa lúdica e surpreendente que traz a Moda para dentro do Metaverso. Nela, o usuário controla um manequim que passeia por um clube virtual, podendo mudar sua aparência, vestir diferentes tipos de roupas e até fazer danças incríveis. Cada espaço do clube tem um tipo de música como temática: KPop, Disco e DEM. Inicialmente feita para Desktop, com “I Love the Nightlife” o Cafundó mostra que se pode criar uma experiência de compras divertida e que lance tendências.

 

Incorporando um manequim

 

Para isso criamos um personagem em forma de manequim, que pode mudar sua “pele” para texturas de lava, gelo e mármore. Assim aproveitamos o máxima “Seja quem você quiser” possibilitada pelo metaverso. O usuário controla o personagem através de teclado, mouse ou joystick, podendo passar entre os ambientes, vestir-se e até fazer diferentes tipos de dança, aproveitando o clima de festa da experiência.

 

Roupas que vestem bem

 

As roupas que o usuário prova estão ligadas aos ambientes. Estão disponíveis um vestido com textura espacial (KPop), camisa e calça básicas brilhantes (Disco) e um moletom estilo arco-íris holográfico (DEM). O Cafundó não poupou imaginação para que tudo fosse surpreendente e divertido.

Para que as roupas ficassem o mais natural possível no manequim, ela interage em tempo real com a movimentação feita pelo usuário/personagem. Para isso, o time usou física em tempo real aplicada no software Unity, animações feitas por motion capture de pessoas reais da biblioteca 3D Mixamo, muita técnica e uma bela dose de suor. O resultado foi como se o usuário estivesse usando a roupa em um ambiente real ainda que num universo com suas próprias regras.

 

Ambiente e efeitos

 

Utilizando uma galeria de arte como ponto de partida, a equipe fez a divisão dos ambientes de acordo com o tema, mas maximizando na abstração e surpresa. Afinal, se estamos no metaverso porque fazer igual ao mundo real? Para a área KPop foi criado um mundo colorido, cheio de neon, bolhas de sabão e partículas brilhantes flutuando ao redor.

 


 

O ambiente Disco é a céu aberto noturno, em que borboletas e globos de espelhos que pairam no ar trazem um glamour lúdico para a experiência. Por último, a área de DEM tem um clima techno, com formas geométricas suspensas e caracteres inspirados no filme Matrix criando uma cascata.

Além disso, espelhos foram posicionados estrategicamente para que o usuário/personagem possa ver melhor como as roupas ficaram no seu corpo e fazer diferentes combinações entre as texturas de pele, as roupas virtuais e os ambientes.

 

Realidade Virtual

“I Love the Nightlife” – Metaverse Fashion Experience foi criada para que o Cafundó possa explorar e experimentar com seus clientes as diversas oportunidades do Metaverso. Inicialmente a interação é através de Desktop, mas em breve irá ganhar uma versão em Realidade Virtual, explorando ainda mais os limites do mundo virtual.

 

CURTIU O PROJETO?

Podemos criar juntos novas experiências interativas culturais

Para mais ideias criativas, fale com a gente.