O #PratadaCasa traz a nossa artista 3D Pamella Pesarelli e as benfeitoriais e aventuranças que rolaram nessa jornada pela arte.
O #PratadaCasa traz a nossa artista 3D Pamella Pesarelli e as benfeitoriais e aventuranças que rolaram nessa jornada pela arte.
#PratadaCasa chega nessa segunda-feira pra dar uma remexida na sua vida! Por que não há melhor forma de começar a semana do que recebendo inspiração. A pauta desta semana é o jovem, brelo e talentoso James Brelaz, nosso Motion Designer que tem a resposta das dúvidas mais audaciosas de toda a existência. Brelax, Breláz, Brêlaz. […]
Que tal continuar a conhecer as pratas da nossa casa amarela? Hoje vamos falar da frente ilustrativa do Cafundó: Giovanni Girardi. É um dos cabra velho que entrou no estúdio em 2010 e desde então vem emprestando seu talento para dar brilho aos nossos projetos. Logo que entrou no estúdio, participou do vídeo clipe Jardim […]
#PratadaCasa chega à terceira edição! Vamos falar dos nossos recursos criativos aqui dentro? Hoje é um dia comemorado pelos designers de todo Brasil, e justamente por isso vamos falar do nosso diretor de arte web. Que, entre outras histórias, também é um designer formado pela UFPR em Curitiba. Roland Roderjan é o cara que faz […]
Pra quem não viu o #Pratadacasa01, este é um momento especial em que o Cafundó está abrindo para o mundo os talentos retidos nesta Casa Amarela. Agora, o #Pratadacasa 2nd edition vai falar de um garoto que entrou pra deixar tudo funcionando. Ele programou este blog: se tudo funciona, a culpa é dele. Ele programou […]
O Cafundó vai começar a compartilhar com vocês as verdadeiras #Pratadacasa do estúdio: os bravos guerreiros que passaram pela nossa temível seleção, enfrentando dragões e Léo-es para conquistar uma cadeira no hall da Casa Amarela! Ou não. Mas são nossos recursos criativos que, através de teclas e talento, são capazes de transformar nossas idéias cabulosas […]
Há muito tempo o pessoal aqui do Cafundó vem me cobrando posts bacanas pro blog. Minha intenção é colocar aqui mais conteúdo relacionado a design de interação e arquitetura da informação. Mas quero aproveitar que ainda estamos em Janeiro, com todas aquelas promessas de reveillon ainda frescas na cabeça, para sugerir algumas resoluções design’ísticas (lê-se: “para designers”). São baseadas num post que li esses tempos no netmagazine.com, que resolvi traduzir e incrementar com alguns pequenos comentários. Convoco todos os nossos leitores, designers e comunicadores em geral, à nos concentrarmos nessas resoluções para 2012:
1. Escolha problemas melhores para resolver.
Designers são, por definição, solucionadores de problemas. E o mundo nunca esteve tão atolado deles. Estamos usando tudo o que temos atualmente (processamento, ferramentas e informação rápida) para produzir bobagens. É hora de pensarmos grande, vamos melhorar a vida das pessoas. Deve haver alguma coisa que possamos fazer pela sociedade do que mais um clone do Facebook.
2. Pare de plagiar lixo
Design é o conhecimento coletivo de tudo o que já foi feito antes. Então aproveite as soluções de outras pessoas, aprenda e veja se consegue melhorá-las. Esteja alerta, aprenda com os que vieram antes de você e se torne a pessoa de quem as próximas gerações irão plagiar.
3. Pare de tentar salvar trabalho ruim
Se alguma coisa deu errado, não tenha receio de começar de novo. Do contrário a meta vira salvar seu trabalho e não resolver o problema. Layout não tem sentimentos, você não está abandonando ele. No minuto em que você percebe que o layout não está funcionando e tenta salvá-lo, você não está salvando o layout, você está tentando salvar seu ego. Pratique o desapego.
4. Pare de ser seu próprio obstáculo
Não espere o cliente, o job, ou o momento ideal, para executar um bom trabalho. Valorize as coisas que têm ao seu redor e crie oportunidades, ao invés de reclamar a falta delas. Todo cliente merece o seu melhor trabalho.
5. Você é o culpado
Estourou o prazo? Faltou informação? Isso acontece. Levante sua mão. Deixe todo mundo saber que foi sua culpa. Quanto antes você aceitar essa responsabilidade, mais cedo você consegue consertar a falha. Desculpas não ajudam ninguém. Todo mundo respeita profissionais que admitem suas falhas. Este ano vai ser tudo culpa sua.
6. Seja curioso
Não contente-se em fazer apenas aquilo em que você se considera bom. De repente você pode ser até melhor em coisas que você ainda nem conhece. Procure novas tecnologias, novas soluções e até mesmo novas áreas. É isso que garante o diferencial do profissional de hoje.
7. Aprenda a errar
Se o nome do seu arquivo final não tem pelo menos 2 dígitos (exemplo: cafundo_1.psd), alguma coisa está errada. Ou você não está querendo errar, ou não está reconhecendo seu erro.Não tenha preciosismo e cuidado com o layout. Mesmo que ache espetacular na primeira tentativa, se desafie e tente de outra forma. Você aprende mais fazendo 50 versões diferentes do que tentando fazer a primeira ideia funcionar.
8. Pare de usar sua mãe como exemplo de pessoa estúpida.
“Precisamos deixar isso tão fácil que até minha mãe consiga usá-lo”, quantas vezes ouvimos isso? Por mais que sua mãe não seja secretária do estado, ela foi esperta o suficiente para te criar, te ensinar a ler, navegar na internet e se tornar um profissional. Ela não é tonta. Pare de usar a sua mãe como público alvo e comece a pesquisar para quem você realmente está trabalhando. Um bom design vem de empatia, não de estereótipos.
9. Aprenda a escrever
90% do design é comunicação. E metade disso se faz escrevendo. Um designer que não escreve, não consegue defender seu trabalho. E um trabalho que não pode ser defendido morre.Bons trabalhos são arruinados porque o designer não consegue dar uma explicação clara da estratégia e metas utilizados, de como ele resolve o problema do cliente. A maior mentira que já disseram é que um bom design se vende sozinho. Quem disse isso não sabia escrever.
10. Fique confortável em uma discussão.
Esta é a outra metade da comunicação. Você vai passar um bom tempo deste ano apresentando seu trabalho aos clientes. Eles irão perguntar sobre seu trabalho, perguntas que são sua obrigação saber respondê-las. Algumas vezes eles irão pedir modificações que você não concordará. Fique firme. Acalme-se e explique porque a sua solução é a correta. É seu trabalho proteger seu design, de ninguém mais. Às vezes você vai ganhar, outras vai perder. Mas você vai fazer seu trabalho. Não desista só porque alguém pediu mais explicações
Imagem: woahthere-.tumblr.com/