Série do nosso Blog que apresenta os talentos do estúdio, que ajudam a compor nossa atmosfera pulsante.

Prata da Casa: Pamella Pesarelli, 3D artist.

O #PratadaCasa traz a nossa artista 3D Pamella Pesarelli e as benfeitoriais e aventuranças que rolaram nessa jornada pela arte.

Prata da Casa: James Brelaz, el Motion Designer

#PratadaCasa chega nessa segunda-feira pra dar uma remexida na sua vida! Por que não há melhor forma de começar a semana do que recebendo inspiração. A pauta desta semana é o  jovem, brelo e talentoso James Brelaz, nosso Motion Designer que tem a resposta das dúvidas mais audaciosas de toda a existência. Brelax, Breláz, Brêlaz. […]

#PratadaCasa 4: Giovanni Girardi, Ilustrador.

Que tal continuar a conhecer as pratas da nossa casa amarela? Hoje vamos falar da frente ilustrativa do Cafundó: Giovanni Girardi. É um dos cabra velho que entrou no estúdio em 2010 e desde então vem emprestando seu talento para dar brilho aos nossos projetos. Logo que entrou no estúdio, participou do vídeo clipe Jardim […]

#PratadaCasa 03 – Roland Roderjan

#PratadaCasa chega à terceira edição! Vamos falar dos nossos recursos criativos aqui dentro? Hoje é um dia comemorado pelos designers de todo Brasil, e justamente por isso vamos falar do nosso diretor de arte web. Que, entre outras histórias, também é um designer formado pela UFPR em Curitiba. Roland Roderjan é o cara que faz […]

#Pratadacasa 02: Douglas da Silva

Pra quem não viu o #Pratadacasa01, este é um momento  especial em que o Cafundó está abrindo para o mundo os talentos retidos nesta Casa Amarela. Agora, o #Pratadacasa 2nd edition vai falar de um garoto que entrou pra deixar tudo funcionando. Ele programou este blog: se tudo funciona, a culpa é dele. Ele programou […]

Prata da Casa #1 – Felipe Fox

O Cafundó vai começar a compartilhar com vocês as verdadeiras #Pratadacasa do estúdio: os bravos guerreiros que passaram pela nossa temível seleção, enfrentando dragões e Léo-es para conquistar uma cadeira no hall da Casa Amarela! Ou não. Mas são nossos recursos criativos que, através de teclas e talento, são capazes de transformar nossas idéias cabulosas […]

As últimas novidades do nosso laboratório criativo.

Bad Bear Day

   

SIMPLE SCORE

Conheça o aplicativo mobile que vai ajudar a contar os pontos das suas partidas de jogos.

Calendário 2014

Como você gostaria de se retratar em 2014?

HEART ATTACK!

Devemos estar sempre atentos a nossa saúde, e aos ataques do coração.

Pílula 01: Moustache Fever

O bonde do Mr. Biggous trazendo alegria para a sua vida.

O SUMIÇO DO GALO

Num ato repentino, nosso companheiro Galo Inácio deu no pé e descabelou todo mundo por aqui. Onde ele se meteu?!

MANIFESTO SOCIAL

Arranjamos um jeito de lidar com todas as notícias das manifestações. Acompanhe o feed de jornais e redes sociais ao mesmo tempo.
Acompanhe a nossa saga na produção de um curta-metragem animado.


Como escrever para a web

Our Stuff / posted by in 14 Out of 2010

Não, este não é um texto sobre uma animação interessante que encontramos por aí. Também não é um post de promoção ou sobre alguma nova que o Cafundó está aprontando. Não, não ganhamos mais nenhum prêmio. Este post, meus senhores (as), é sobre como escrevemos os posts que vocês acompanham neste blog.

É, e eu tenho que começar a me apressar, porque meus caracteres já estão se esvaindo nessa conversa fiada. Aqui é assim, o número de toques e palavras são importantíssimos, e tudo isso é culpa sua. Sua, sim. Se eu escrever demais, você me abandona e desiste de ler o que eu tenho pra contar. Ok, se o assunto for interessante, eu te seguro mais um pouco. Mas geralmente depois dos 600 caracteres a coisa complica.

Esse é o número de um texto curto na internet. E eu já passei do limite! A partir de agora entro num limbo que tem letras contadas para alcançar o texto longo de mil caracteres cravados. Nesta corrida, procuro artifícios pra você continuar me acompanhando sem desistir.

1º artifício: entretítulo
Está vendo? Esta pausa no texto, em negrito, com uma frase que titula o próximo assunto dentro de um tema, separa os blocos de informações. Isso dá um respiro para você, que pode seguir interessado nas baboseiras que a gente diz. Mas desta vez te enganei, não é? O texto depois do entretítulo nem era tão legal, mas mesmo assim você continua lendo. O desânimo está começando, mesmo com os parágrafos curtos e a enumeração do entretítulo (1º), que diz que vem mais coisa pela frente.

É agora que entra em ação o…

2º artifício: fotos e imagens

É, uma foto ou imagem aqui cai bem para tirar você deste texto maçante e te distrair, ficar viajando e voltar pra saber o fim da história. Daí você lê e logo se aproxima do fim. Ufa, está acabando, já passei dos 1,5 mil caracteres (com espaços) e mais uma novidade te segura mais um pouco.

3º artifício: links
Quem não curte entrar em uma página desconhecida, com um vídeo engraçado e muito conhecimento pra compartilhar? Isso é genial! E saca só, esse link que você acessou aí atrás é de onde eu tirei algumas destas dicas que estou escrevendo para você.

São pesquisas feitas pelo jornalista colombiano Guillermo Franco, especialista em texto para a web pela Universidade de Harvard.

Use-as da melhor maneira, com estilo e boas ideias. Sem crise! Afinal, nos blogs, o texto livre é o que rola.  Mas nós aqui do Cafundó preferimos manter a classe e seguimos os padrões do bom texto e das novidades da internet pra que você continue nos acompanhando sempre.

4º artifício: acabe logo com o texto!
Ok, estou finalizando. Só mais uma coisa: textos curtos e objetivos são a melhor saída! Com um pouquinho de criatividade, então, nem se fala!

Agora eu me vou porque estourei todos os limites dimensionais de um texto pra web.

Até a próxima!

________________________

Imagem cabeçalho: ffffound.com

[fbcomments]