OI #GoldenCoins shows our 3D Artist Pamella Pesareli and her adventures around the 3D world.
OI #GoldenCoins shows our 3D Artist Pamella Pesareli and her adventures around the 3D world.
#GoldenCoins comes in this glory Monday to shake a little bit of your life. Today we talk about our precious James Brelaz, the Motion Designer that always has a hidden trick and know all the questions we may have about anything. (specially softwares!) Brelax, Breláz, Brêlaz. How long are you here at Cafundó and what […]
Let’s discober the other golden coins of the yellow house?? Today we’re gonna talk about the main front of Illustration in Cafundó: Giovanni Girardi. It’s an old buddy we have since 2010, and so on he has engalarged our borders and gave a special shine to our work. Just about he got here, he joined […]
strong>#GoldenCoinathe 3rd has arrived! We are going to talk about out rcreative resources inside the studio. Today is a special date for designers in Brazil so let’s talk about our Art Web director. He whom has, besides some other stories, is a graduated designer from UFPR – city of Curitiba.. Roland Roderjan is the guy […]
If you haven’t seen our #GoldenCoin01, this is a special moment where Cafundó is revealing to the world the talented ones that make our team shine abroud.. Now #GoldenCoins 2nd edition is gonna talk about a boy who came here to let everything work fine. This guy programmed this blog: if everything works, he is […]
Cafundó is gonna to share its #GoldenCoins: the brave heros who passed through our trembling selection, slaying dragons and Léo-ns so they could seat at ease in a throne of the Yellow House. Ok, maybe not. But they are our precious creative resources that are able to transform fabulous ideas into reality. The one who […]
Além de revoluções incríveis de gráficos 3d, shaders, alto poder de processamento, jogatina online consolidada e controles de movimento, a atual geração de videogames (XBOX 360, Wii e Playstation 3) nos proporcionou a exploração de um nicho até então esquecido: os jogos de plataforma 2d.
Desde o surgimento do 3d poligonal, la pelos idos de 1995 com Playstation, Saturn e N64, a quantidade de jogos 2d foi progressivamente diminuindo. A febre por polígonos texturizados e câmeras rodopiantes se prolongou por mais de uma década, juntamente com a idéia de que mundos bidimensionais já não poderiam entreter o jogador como antes. Na febre do 3d, as empresas já não mais queriam investir em mecânicas simples de jogos de plataforma e o mundo do 2d foi abandonado pelas publishers. Paralelamente a isso, os jogos foram se tornando cada vez mais complexos e específicos, com mecânicas, enredos e comandos cada vez mais elaborados.
Observando isso, em uma genial jogada de marketing, a Nintendo lançou em 2006 o WII, uma plataforma simples, voltada para os jogadores mais casuais, que já não se sentiam tão à vontade com a complexidade dos jogos. A investida provou-se um sucesso, sendo que Sony e Microsoft tiveram que correr atrás do prejuízo para conseguir abocanhar uma fatia desse mercado.
A idéia de produção de jogos mais baratos e simples, juntamente com o avanço da distribuição pela internet, forçou as empresas a procurarem novos criadores e novas formas de vender os jogos. As redes de venda de jogos por meio digital, sem mídia física, surgiram como uma resposta a este problema. E neste espaço, de jogos experimentais, simples e de tamanho reduzido, o 2d ressurgiu como linguagem, tomando caminhos estéticos nunca antes vistos. Hoje, os jogos bidimensionais evoluíram, trazendo em sua mecânica, e principalmente em seu estilo gráfico, inovações surpreendentes. Nada mal para um tipo de jogo que quase foi extinto, Não acham?
A seguir vou mostrar algumas criações que estão revitalizando este mercado, para a alegria dos jogadores casuais e dos oldschool mais nostálgicos.
A Boy and His Blob. Remake de um antigo jogo da Nintendo, agora tratado com cenários pintados a mão e personagens com o charme das animações 2d clássicas.
Wario Land Shake IT. Outro jogo da nintendo que agora se destaca pelo esmero com que suas animações quadro a quadro foram criadas.
Limbo. Um adventure com puzzles para Play 3 e Xbox 360 que utiliza uma inovadora estética que abusa dos contrastes em preto e branco.
The YouTube ID of 3w9fyLIaj3A&feature=related is invalid.Muramasa. Inscrível jogo de ação ninja com uma estética baseada em pinturas japonesas. Dá uma olhada nessas ondas (e tem gente que fala que o WII não faz bons gráficos).
The YouTube ID of HhPHRm-kJ5w&feature=related is invalid.Castle Crashers. Pancadaria e humor são o destaque nesse jogo de Xbox 360. Parece ser muito divertido.
Super Paper Mario. Um jogo genial de WII, que satiriza e homenageia todos os outros jogos do Mario, além de ter a sacada de brincar com o 2d e o 3d ao mesmo tempo.
The YouTube ID of y9NpRoT2w48&feature=related is invalid.Braid. Um inteligente jogo de plataforma do Xbox 360 com puzzles baseados em viagem no tempo. Sim você pode avançar e voltar o tempo quando bem entender.