Série do nosso Blog que apresenta os talentos do estúdio, que ajudam a compor nossa atmosfera pulsante.

Prata da Casa: Pamella Pesarelli, 3D artist.

O #PratadaCasa traz a nossa artista 3D Pamella Pesarelli e as benfeitoriais e aventuranças que rolaram nessa jornada pela arte.

Prata da Casa: James Brelaz, el Motion Designer

#PratadaCasa chega nessa segunda-feira pra dar uma remexida na sua vida! Por que não há melhor forma de começar a semana do que recebendo inspiração. A pauta desta semana é o  jovem, brelo e talentoso James Brelaz, nosso Motion Designer que tem a resposta das dúvidas mais audaciosas de toda a existência. Brelax, Breláz, Brêlaz. […]

#PratadaCasa 4: Giovanni Girardi, Ilustrador.

Que tal continuar a conhecer as pratas da nossa casa amarela? Hoje vamos falar da frente ilustrativa do Cafundó: Giovanni Girardi. É um dos cabra velho que entrou no estúdio em 2010 e desde então vem emprestando seu talento para dar brilho aos nossos projetos. Logo que entrou no estúdio, participou do vídeo clipe Jardim […]

#PratadaCasa 03 – Roland Roderjan

#PratadaCasa chega à terceira edição! Vamos falar dos nossos recursos criativos aqui dentro? Hoje é um dia comemorado pelos designers de todo Brasil, e justamente por isso vamos falar do nosso diretor de arte web. Que, entre outras histórias, também é um designer formado pela UFPR em Curitiba. Roland Roderjan é o cara que faz […]

#Pratadacasa 02: Douglas da Silva

Pra quem não viu o #Pratadacasa01, este é um momento  especial em que o Cafundó está abrindo para o mundo os talentos retidos nesta Casa Amarela. Agora, o #Pratadacasa 2nd edition vai falar de um garoto que entrou pra deixar tudo funcionando. Ele programou este blog: se tudo funciona, a culpa é dele. Ele programou […]

Prata da Casa #1 – Felipe Fox

O Cafundó vai começar a compartilhar com vocês as verdadeiras #Pratadacasa do estúdio: os bravos guerreiros que passaram pela nossa temível seleção, enfrentando dragões e Léo-es para conquistar uma cadeira no hall da Casa Amarela! Ou não. Mas são nossos recursos criativos que, através de teclas e talento, são capazes de transformar nossas idéias cabulosas […]

As últimas novidades do nosso laboratório criativo.

Bad Bear Day

   

SIMPLE SCORE

Conheça o aplicativo mobile que vai ajudar a contar os pontos das suas partidas de jogos.

Calendário 2014

Como você gostaria de se retratar em 2014?

HEART ATTACK!

Devemos estar sempre atentos a nossa saúde, e aos ataques do coração.

Pílula 01: Moustache Fever

O bonde do Mr. Biggous trazendo alegria para a sua vida.

O SUMIÇO DO GALO

Num ato repentino, nosso companheiro Galo Inácio deu no pé e descabelou todo mundo por aqui. Onde ele se meteu?!

MANIFESTO SOCIAL

Arranjamos um jeito de lidar com todas as notícias das manifestações. Acompanhe o feed de jornais e redes sociais ao mesmo tempo.
Acompanhe a nossa saga na produção de um curta-metragem animado.


Uma Fênix chamada “Jogos de Plataforma 2d”

Our Stuff / posted by in 28 jul of 2010

Além de revoluções incríveis de gráficos 3d, shaders, alto poder de processamento, jogatina online consolidada e controles de movimento, a atual geração de videogames (XBOX 360, Wii e Playstation 3) nos proporcionou a exploração de um nicho até então esquecido: os jogos de plataforma 2d.

Desde o surgimento do 3d poligonal, la pelos idos de 1995 com Playstation, Saturn e N64, a quantidade de jogos 2d foi progressivamente diminuindo. A febre por polígonos texturizados e câmeras rodopiantes se prolongou por mais de uma década, juntamente com a idéia de que mundos bidimensionais já não poderiam entreter o jogador como antes. Na febre do 3d, as empresas já não mais queriam investir em mecânicas simples de jogos de plataforma e o mundo do 2d foi abandonado pelas publishers. Paralelamente a isso, os jogos foram se tornando cada vez mais complexos e específicos, com mecânicas, enredos e comandos cada vez mais elaborados.

Observando isso, em uma genial jogada de marketing, a Nintendo lançou em 2006 o WII, uma plataforma simples, voltada para os jogadores mais casuais, que já não se sentiam tão à vontade com a complexidade dos jogos. A investida provou-se um sucesso, sendo que Sony e Microsoft tiveram que correr atrás do prejuízo para conseguir abocanhar uma fatia desse mercado.

A idéia de produção de jogos mais baratos e simples, juntamente com o avanço da distribuição pela internet, forçou as empresas a procurarem novos criadores e novas formas de vender os jogos. As redes de venda de jogos por meio digital, sem mídia física, surgiram como uma resposta a este problema. E neste espaço, de jogos experimentais, simples e de tamanho reduzido, o 2d ressurgiu como linguagem, tomando caminhos estéticos nunca antes vistos. Hoje, os jogos bidimensionais evoluíram, trazendo em sua mecânica, e principalmente em seu estilo gráfico, inovações surpreendentes. Nada mal para um tipo de jogo que quase foi extinto, Não acham?

A seguir vou mostrar algumas criações que estão revitalizando este mercado, para a alegria dos jogadores casuais e dos oldschool mais nostálgicos.

A Boy and His Blob. Remake de um antigo jogo da Nintendo, agora tratado com cenários pintados a mão e personagens com o charme das animações 2d clássicas.

Wario Land Shake IT. Outro jogo da nintendo que agora se destaca pelo esmero com que suas animações quadro a quadro foram criadas.

Limbo. Um adventure com puzzles para Play 3 e Xbox 360 que utiliza uma inovadora estética que abusa dos contrastes em preto e branco.

The YouTube ID of 3w9fyLIaj3A&feature=related is invalid.

Muramasa. Inscrível jogo de ação ninja com uma estética baseada em pinturas japonesas. Dá uma olhada nessas ondas (e tem gente que fala que o WII não faz bons gráficos).

The YouTube ID of HhPHRm-kJ5w&feature=related is invalid.

Castle Crashers. Pancadaria e humor são o destaque nesse jogo de Xbox 360. Parece ser muito divertido.

Super Paper Mario. Um jogo genial de WII, que satiriza e homenageia todos os outros jogos do Mario, além de ter a sacada de brincar com o 2d e o 3d ao mesmo tempo.

The YouTube ID of y9NpRoT2w48&feature=related is invalid.

Braid. Um inteligente jogo de plataforma do Xbox 360 com puzzles baseados em viagem no tempo. Sim você pode avançar e voltar o tempo quando bem entender.

[fbcomments]