O #PratadaCasa traz a nossa artista 3D Pamella Pesarelli e as benfeitoriais e aventuranças que rolaram nessa jornada pela arte.
O #PratadaCasa traz a nossa artista 3D Pamella Pesarelli e as benfeitoriais e aventuranças que rolaram nessa jornada pela arte.
#PratadaCasa chega nessa segunda-feira pra dar uma remexida na sua vida! Por que não há melhor forma de começar a semana do que recebendo inspiração. A pauta desta semana é o jovem, brelo e talentoso James Brelaz, nosso Motion Designer que tem a resposta das dúvidas mais audaciosas de toda a existência. Brelax, Breláz, Brêlaz. […]
Que tal continuar a conhecer as pratas da nossa casa amarela? Hoje vamos falar da frente ilustrativa do Cafundó: Giovanni Girardi. É um dos cabra velho que entrou no estúdio em 2010 e desde então vem emprestando seu talento para dar brilho aos nossos projetos. Logo que entrou no estúdio, participou do vídeo clipe Jardim […]
#PratadaCasa chega à terceira edição! Vamos falar dos nossos recursos criativos aqui dentro? Hoje é um dia comemorado pelos designers de todo Brasil, e justamente por isso vamos falar do nosso diretor de arte web. Que, entre outras histórias, também é um designer formado pela UFPR em Curitiba. Roland Roderjan é o cara que faz […]
Pra quem não viu o #Pratadacasa01, este é um momento especial em que o Cafundó está abrindo para o mundo os talentos retidos nesta Casa Amarela. Agora, o #Pratadacasa 2nd edition vai falar de um garoto que entrou pra deixar tudo funcionando. Ele programou este blog: se tudo funciona, a culpa é dele. Ele programou […]
O Cafundó vai começar a compartilhar com vocês as verdadeiras #Pratadacasa do estúdio: os bravos guerreiros que passaram pela nossa temível seleção, enfrentando dragões e Léo-es para conquistar uma cadeira no hall da Casa Amarela! Ou não. Mas são nossos recursos criativos que, através de teclas e talento, são capazes de transformar nossas idéias cabulosas […]
O Kinect (anteriormente chamado de “Project Natal”) é o nome de um projeto encabeçado pela Microsoft para seu console de videogame de última geração, o Xbox 360. O projeto visa criar uma nova tecnologia capaz de permitir aos jogadores interagir com os jogos eletrônicos sem a necessidade de ter um controle em mãos, inovando no campo da jogabilidade.
O sensor do Kinect, tem cerca de 23 cm de comprimento horizontal e têm 5 fatores principais:
1º. Câmera RGB que permite o reconhecimento facial perfeito da pessoa que está em frente ao console.
2º. Sensor de profundidade, que permite que o acessório escaneie o ambiente a sua volta em três dimensões.
3º. Microfone embutido, que além de captar as vozes mais próximas, consegue diferenciar os ruídos externos.
4º. Próprio processador e software.
5º. Detecta 48 pontos de articulação do nosso corpo, ou seja, possui uma precisão sem precedentes.
Veja no vídeo abaixo como o sensor interpreta a profundidade de campo:
Mas além de todos os recursos de movimento para os games, o que chama mais atenção é os hacks do Kinect, que é hackeado para usar com várias outras aplicações de PC. Há diversas formas geniais de usar o Kinect, em diversas áreas, como jogos, robótica e computação gráfica. Mas, considerando -se a natureza do dispositivo, ele pode ser de grande utilidade no campo da tecnologia de Mocap.
Mocap é a contração de “motion capture”, ou captura de movimento.
Essa técnica, utilizada atualmente em grandes filmes e também na publicidade, se resume em gravar os movimentos de um ator “que veste uma roupa com sensores que identifica e captura toda a dinâmica ” e transferí-los para um computador, que identifica a informação deixando pronto uma base de movimentos que podem ser inseridos em qualquer personagem 3D, substituindo a necessidade de se animar este personagem pelas técnicas tradicionais. Com todos os recursos de captura do kinect, são dispensados todos esses equipamentos caros, usados em grandes produtoras.
Usando um sensor Kinect junto com a robótica e programação, os artistas Jan M.Sieber e Ralph Kistler criaram um macaco de pelúcia que é controlado com seus próprios movimentos.
Este vídeo mostra o processo de utilização de um software de captura utilizando 2 kinects. A aplicação destes movimentos foram registrados para um protótipo de um possível programa de condicionamento físico.
E nesse é possível ver em tempo real os cálculos de captura com profundidade e logo em seguida, exportando os dados de movimento para um software 3D.
Abaixo, exemplos do que pode ser feito com o sistema de captura do Kinect: