Série do nosso Blog que apresenta os talentos do estúdio, que ajudam a compor nossa atmosfera pulsante.

Prata da Casa: Pamella Pesarelli, 3D artist.

O #PratadaCasa traz a nossa artista 3D Pamella Pesarelli e as benfeitoriais e aventuranças que rolaram nessa jornada pela arte.

Prata da Casa: James Brelaz, el Motion Designer

#PratadaCasa chega nessa segunda-feira pra dar uma remexida na sua vida! Por que não há melhor forma de começar a semana do que recebendo inspiração. A pauta desta semana é o  jovem, brelo e talentoso James Brelaz, nosso Motion Designer que tem a resposta das dúvidas mais audaciosas de toda a existência. Brelax, Breláz, Brêlaz. […]

#PratadaCasa 4: Giovanni Girardi, Ilustrador.

Que tal continuar a conhecer as pratas da nossa casa amarela? Hoje vamos falar da frente ilustrativa do Cafundó: Giovanni Girardi. É um dos cabra velho que entrou no estúdio em 2010 e desde então vem emprestando seu talento para dar brilho aos nossos projetos. Logo que entrou no estúdio, participou do vídeo clipe Jardim […]

#PratadaCasa 03 – Roland Roderjan

#PratadaCasa chega à terceira edição! Vamos falar dos nossos recursos criativos aqui dentro? Hoje é um dia comemorado pelos designers de todo Brasil, e justamente por isso vamos falar do nosso diretor de arte web. Que, entre outras histórias, também é um designer formado pela UFPR em Curitiba. Roland Roderjan é o cara que faz […]

#Pratadacasa 02: Douglas da Silva

Pra quem não viu o #Pratadacasa01, este é um momento  especial em que o Cafundó está abrindo para o mundo os talentos retidos nesta Casa Amarela. Agora, o #Pratadacasa 2nd edition vai falar de um garoto que entrou pra deixar tudo funcionando. Ele programou este blog: se tudo funciona, a culpa é dele. Ele programou […]

Prata da Casa #1 – Felipe Fox

O Cafundó vai começar a compartilhar com vocês as verdadeiras #Pratadacasa do estúdio: os bravos guerreiros que passaram pela nossa temível seleção, enfrentando dragões e Léo-es para conquistar uma cadeira no hall da Casa Amarela! Ou não. Mas são nossos recursos criativos que, através de teclas e talento, são capazes de transformar nossas idéias cabulosas […]

As últimas novidades do nosso laboratório criativo.

Bad Bear Day

   

SIMPLE SCORE

Conheça o aplicativo mobile que vai ajudar a contar os pontos das suas partidas de jogos.

Calendário 2014

Como você gostaria de se retratar em 2014?

HEART ATTACK!

Devemos estar sempre atentos a nossa saúde, e aos ataques do coração.

Pílula 01: Moustache Fever

O bonde do Mr. Biggous trazendo alegria para a sua vida.

O SUMIÇO DO GALO

Num ato repentino, nosso companheiro Galo Inácio deu no pé e descabelou todo mundo por aqui. Onde ele se meteu?!

MANIFESTO SOCIAL

Arranjamos um jeito de lidar com todas as notícias das manifestações. Acompanhe o feed de jornais e redes sociais ao mesmo tempo.
Acompanhe a nossa saga na produção de um curta-metragem animado.


Novo Job e Tutorial de Rigging 2D

CG & Motion / Our Stuff / Tutorial / posted by in 21 Nov of 2014

Compartilhar experiências é sempre bom, ainda mais quando ela pode dar uma ajudinha para outras pessoas. Pensando nisso, nosso ilustrador e animador Cristiano Hilsendeger dá algumas dicas de Rigging de personagem 2D.

Job novo no Cafundó com briefing um pouco inusitado: “-Façam o que vocês quiserem, só queremos algo diferente”. O nosso primeiro pensamento é: uhull!! Mas logo depois da empolgação os miolos fervem. Tínhamos um roteiro de 30 segundos e foi por ali que começamos.

Processo normal de criação aqui do estúdio: concepts, style frame, storyboard, animatic e… ANIMAÇÃO!

Bom, como brifado, queriamos uma animação 2D diferente, e a ideia que seguimos foi colocar o personagem num walking cycle frontal enquanto o chão girava sob seus pés.

Até aí tudo bem, tirando um pequeno detalhe; um prazo de apenas uma semana. E assim as tretas nascem: walking cycle frontal? personagem 2D? em uma semana? hã? pois é, eram esses alguns dos nossos desafios.

O maior deles era que seria impossível fazer o walking cycle e todo o resto no 2D frame a frame em apenas uma semana. Mas, a variação de perspectiva que o o deslocamento frontal demanda também não nos deixaria fazer a animação do motion 2D com shapes como estamos acostumados. A solução: fazer um personagem rigado no 2D.

 

Bom, é isso que o Cris vai explicar para vocês aqui na sequência;

“Para iniciar desmembramos o personagem pra depois fazer o rig no After.

tuto01

 

Tudo pode ser criado no mesmo arquivo de photoshop, basta separar os membros que serão animados por layers.

Pra manter os membros do personagem separados na hora de importar pro After, selecione a opção “Composition – Retain Layers” no campo “Import As”.

tuto02

 

Outra dica interessante é usar o plugin DuIK(duduf.net/?page_id=151) para fazer o rig, ele cria os ‘bones’ e os ‘IK’s’do personagem, a partir dos puppets que você põe em cada membro.

Rig pronto, mãos a obra. Começamos pensando em como funcionaria a animação das pernas, tentando deixar o personagem final numa pose o mais próxima possível do concept.

tuto03

 

Nessa pose ele já esta dando o primeiro passo, agora falta caminhar de verdade. A dica agora é criar dois arcos nos pés do personagem, para podermos controlar sua passada. Você deve fazer no mínimo 4 poses para cada lado da caminhada (perna esticada pra frente, perna no meio, perna para trás, perna voltando para frente)

GIF

 

Depois basta animar as mãos, a inclinação de tronco e cabeça, assim temos um walking cycle animado.

Mas pequenos detalhes ainda podem ser melhorados na animação. Como queriamos uma caminhada bem empolgada, optamos pelo double bounce.

Além disso, para dar uma certa noção de profundidade ao movimento, em certos momentos resolvemos escalonar mãos e pés do personagem (nos extremos do movimento), assim temos uma melhor impressão de que: enquanto um pé esta pra frente o outro esta lá atrás, e o mesmo acontece com as mãos.

Dá um confere no resultado final:

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