O #PratadaCasa traz a nossa artista 3D Pamella Pesarelli e as benfeitoriais e aventuranças que rolaram nessa jornada pela arte.
O #PratadaCasa traz a nossa artista 3D Pamella Pesarelli e as benfeitoriais e aventuranças que rolaram nessa jornada pela arte.
#PratadaCasa chega nessa segunda-feira pra dar uma remexida na sua vida! Por que não há melhor forma de começar a semana do que recebendo inspiração. A pauta desta semana é o jovem, brelo e talentoso James Brelaz, nosso Motion Designer que tem a resposta das dúvidas mais audaciosas de toda a existência. Brelax, Breláz, Brêlaz. […]
Que tal continuar a conhecer as pratas da nossa casa amarela? Hoje vamos falar da frente ilustrativa do Cafundó: Giovanni Girardi. É um dos cabra velho que entrou no estúdio em 2010 e desde então vem emprestando seu talento para dar brilho aos nossos projetos. Logo que entrou no estúdio, participou do vídeo clipe Jardim […]
#PratadaCasa chega à terceira edição! Vamos falar dos nossos recursos criativos aqui dentro? Hoje é um dia comemorado pelos designers de todo Brasil, e justamente por isso vamos falar do nosso diretor de arte web. Que, entre outras histórias, também é um designer formado pela UFPR em Curitiba. Roland Roderjan é o cara que faz […]
Pra quem não viu o #Pratadacasa01, este é um momento especial em que o Cafundó está abrindo para o mundo os talentos retidos nesta Casa Amarela. Agora, o #Pratadacasa 2nd edition vai falar de um garoto que entrou pra deixar tudo funcionando. Ele programou este blog: se tudo funciona, a culpa é dele. Ele programou […]
O Cafundó vai começar a compartilhar com vocês as verdadeiras #Pratadacasa do estúdio: os bravos guerreiros que passaram pela nossa temível seleção, enfrentando dragões e Léo-es para conquistar uma cadeira no hall da Casa Amarela! Ou não. Mas são nossos recursos criativos que, através de teclas e talento, são capazes de transformar nossas idéias cabulosas […]
Já se imaginou trabalhando num grande estúdio de animação? Pelo o que lemos por aí, a rotina desse pessoal é bem diferente dos profissionais de outras áreas.
Quem vem nos confirmar isso de primeira mão é o jovem Drew Winey, animador no Blue Sky, estúdio responsável pelos longas premiados Rio, A Era do Gelo e pelo Epic que está por vir.
Drew é colega do nosso gerente de projetos, Tiago Colombo, e se colocou à disposição para compartilhar sua experiência na Blue Sky com a gente. Confira a entrevista, diretamente de Nova York para o Cafundó:
Olá de Nova York! Meu nome é de Drew Winey, tenho 23 anos e sou animador do Blue Sky Studios. Fora do mundo da animação, algumas das minhas maiores paixões são filmes, música e esportes. Se eu não estou assistindo um filme, normalmente estou lendo sobre um. Há uma força nos filme que me atrai como um inseto a uma lâmpada – Eu não me canso dela! Eu também gosto de tocar piano, jogar video-game, jogos de tabuleiro e de futebol. Eu até jogo em uma liga de futebol corporativo com meus amigos no Blue Sky!
Como animador, minha principal responsabilidade é fazer as performances dos personagens. Existem outros departamentos encarregados de construir os cenários, esculpir digitalmente os personagens, iluminação das cenas, a criação de câmeras, e assim por diante. Mas uma vez que a cena é entregue para mim, meu trabalho é fazer com que os personagens se movam e se emocionem. Cada cena do filme tem algo a dizer – e uma vez que o diretor comunica o que é isso, é o nosso trabalho expressar isso por meio da atuação dos personagens.
Comecei a trabalhar aqui em agosto de 2011, e é difícil acreditar que estou fechando 2 anos! O tempo realmente voa quando você está se divertindo!
3. O que fez você perceber que queria ser um animador? O que fez você se concentrar nisso?
Tendo crescido na década de 90, a animação da Disney foi grande parte da minha infância. Havia algo sobre as imagens na tela que realmente me cativou. Desenhar era minha grande paixão, e quando eu soube que havia pessoas que faziam desenhos como trabalho, eu tive a minha resposta – foi aí que eu soube que eu queria ser um animador!
4) Como é que você começou a trabalhar num estúdio deste porte, e como se sente, como animador, em trabalhar para a Blue Sky?
Certamente aconteceu mais rápido do que eu jamais poderia ter imaginado!
Depois de me formar na universidade Full Sail, eu decidi fazer um estágio com um dos meus diretores de curso e durante este período enviei meu trabalho para diferentes estúdios. Foi durante esse tempo que um dos meus amigos me informou de uma bolsa de aprendizado de animação em uma empresa chamada Reel FX, um estúdio comercial em Dallas, Texas. Fizemos a entrevista, e de repente eu estava me mudando para o Texas para o meu emprego dos sonhos!
Pouco tempo depois que comecei a trabalhar lá, a Reel FX ganhou a licitação para produzir A Era do Gelo especial de Natal para a Blue Sky. Fui contratado em tempo integral assim que a produção começou, e a Blue Sky ainda mandou alguns animadores senior para Dallas de vez em quando para ajudar a supervisionar a produção.
Eu pude conhecer estes animadores muito bem durante este tempo, e aproveitei a oportunidade para me candidatar quando soube que eles tinham vagas. E para minha surpresa, eles me contrataram!
Trabalhar na Blue Sky foi absolutamente um sonho que virou realidade. Sou verdadeiramente abençoado por estar aqui, em todos os sentidos da palavra!
5. O que você acha que é necessário para um animador poder entrar em uma empresa como esta?
Eu gostaria que houvesse uma resposta fácil para uma pergunta como esta, porque eu perguntava a mesma coisa quando estudante. Mas se a minha experiência serve como indicativo, timing faz parte disso.
Meu conselho para qualquer um que queira entrar na indústria da animação é para trabalhar duro e dedicar-se integralmente ao ofício. Eu sei que isso soa cliché, mas a melhor coisa que você pode fazer é colocar-se em uma posição passível de sucesso. Você não pode controlar quando aqueles estúdios vão abrir vagas. Mas você PODE controlar quão pronto você estará quando essa oportunidade surgir.
Eu nunca conheci ninguém que se arrependeu trabalhando duro em alguma coisa com o qual se importava, mesmo se não funcionou como eles esperavam.
6. Você esteve envolvido com o novo filme Epic que chega em maio? Vocês tem acesso à peça final antes do cinema? Você está ansioso pelo filme?
Eu estive envolvido, embora o meu papel fosse bastante limitado. Quando a parte de animação terminou em Ice Age 4, em abril do ano passado, eu fui para uma equipe de desenvolvimento fazer a pré-produção de animação de Rio 2. Assim, enquanto muitos dos outros animadores estavam produzindo cenas de Epic, eu estava testando novos personagens para o Rio com alguns outros caras. Mas os nossos gerentes de produção foram gentis o suficiente para dar a cada uma cena de Epic para animar para que nós ainda conseguíssemos nossos nomes nos créditos!
Enquanto muitos de nós já vimos muito da animação final e iluminação do filme, não chegamos a vê-lo em sua forma final até poucos dias antes de seu lançamento nacional em 24 de maio. Na verdade, se não estou enganado, o Brasil terá a chance de ver o filme nos cinemas uma semana antes de nós!
Eu acho que a Epic é uma grande conquista para o nosso estúdio, e eu estou muito animado para ver como o público reage a isso! Espero que todos vocês gostem tanto quanto nós!
7. Vimos alguns vídeos sobre a Blue Sky, e parece um lugar muito especial para trabalhar. Você pode nos contar um pouco sobre sua rotina diária? O que você mais gosta nesse ambiente? Você pode compartilhar um evento curioso que aconteceu no estúdio?
Eu costumo trabalhar das nove até as seis horas, com uma pausa de uma hora de duração almoço ao meio-dia. Mas, além disso, é bem livre a forma como gerimos o nosso tempo. Nós temos muitas pessoas para ir consultar quando precisamos de ajuda em uma cena, e os supervisores de animação agendam várias orientações durante o dia, no caso de precisarmos de feedback. E se um supervisor acredita que a cena está pronta, nos inscrevemos para mostrar para o diretor.
Uma grande qualidade deste ambiente é ser extremamente colaborativo. Os supervisores e animadores líderes estão sempre disponíveis para trocar ideias por aí, e o nosso trabalho é sempre muito melhor por conta disso. Por isso nunca há um momento de tédio por aqui.
Por exemplo, durante a promoção de A Era do Gelo 4, o pessoal de um programa de televisão norte-americana popular chamado Cake Boss visitou o estúdio para entregar um enorme bolo temático para nós. Eu não consegui ver pessoalmente, mas alguns amigos meus viram!
8. Então, depois de Epic estrear, o que virá da Blue Sky? Você pode compartilhar algo sobre o seu trabalho atual?
Como mencionado anteriormente, nosso próximo lançamento após Epic será Rio 2! Depois de ter sido envolvido por mais de um ano, é incrivelmente emocionante ver o filme ser construído. Nós não estamos autorizados a dizer muito ainda, mas aqui é vai um link sem vergonha para a nossa página do Facebook, que deve estar postando notícias em um futuro próximo! https://www.facebook.com/riothemovie
9. E, finalmente, a última mas não menos importante questão: Ouvi dizer que você gosta Robot Unicorn Attack! hehehe. Parece ser um grande evento no Blue Sky. Qual é a sua pontuação máxima?
Siim! O departamento de animação até realizou uma competição para determinar o Robot Unicorn campeão! Infelizmente, não fui eu. Mas eu consegui fazer uma pontuação alta de 164.000 durante uma das minhas tentativas. Para colocar isso em perspectiva, porém, a pontuação mais alta registrada no Blue Sky estava em algum lugar na faixa de 225 mil … por isso estou longe do topo.
Há sempre o próximo ano, certo?