O #PratadaCasa traz a nossa artista 3D Pamella Pesarelli e as benfeitoriais e aventuranças que rolaram nessa jornada pela arte.
O #PratadaCasa traz a nossa artista 3D Pamella Pesarelli e as benfeitoriais e aventuranças que rolaram nessa jornada pela arte.
#PratadaCasa chega nessa segunda-feira pra dar uma remexida na sua vida! Por que não há melhor forma de começar a semana do que recebendo inspiração. A pauta desta semana é o jovem, brelo e talentoso James Brelaz, nosso Motion Designer que tem a resposta das dúvidas mais audaciosas de toda a existência. Brelax, Breláz, Brêlaz. […]
Que tal continuar a conhecer as pratas da nossa casa amarela? Hoje vamos falar da frente ilustrativa do Cafundó: Giovanni Girardi. É um dos cabra velho que entrou no estúdio em 2010 e desde então vem emprestando seu talento para dar brilho aos nossos projetos. Logo que entrou no estúdio, participou do vídeo clipe Jardim […]
#PratadaCasa chega à terceira edição! Vamos falar dos nossos recursos criativos aqui dentro? Hoje é um dia comemorado pelos designers de todo Brasil, e justamente por isso vamos falar do nosso diretor de arte web. Que, entre outras histórias, também é um designer formado pela UFPR em Curitiba. Roland Roderjan é o cara que faz […]
Pra quem não viu o #Pratadacasa01, este é um momento especial em que o Cafundó está abrindo para o mundo os talentos retidos nesta Casa Amarela. Agora, o #Pratadacasa 2nd edition vai falar de um garoto que entrou pra deixar tudo funcionando. Ele programou este blog: se tudo funciona, a culpa é dele. Ele programou […]
O Cafundó vai começar a compartilhar com vocês as verdadeiras #Pratadacasa do estúdio: os bravos guerreiros que passaram pela nossa temível seleção, enfrentando dragões e Léo-es para conquistar uma cadeira no hall da Casa Amarela! Ou não. Mas são nossos recursos criativos que, através de teclas e talento, são capazes de transformar nossas idéias cabulosas […]
Fala galera, beleza?
Muito antes de trabalhar com video, 3D, direção de arte e até mesmo de desenhar, uma coisa que eu curtia muito era os quadrinhos. Hoje percebo a importância deles no meu trabalho, pois estão presentes na forma de criar um personagem (concept), de desenvolver um roteiro (storyboard) e na direção de arte de uma cena (a dinâmica de corte, enquadramento, perspectiva, escolha de cores e etc). Enfim a proposta aqui não é dar uma aula de quadrinhos (pra isso existem vários bons livros), mas sim despertar a curiosidade de quem ainda não conhece ou conhece pouco sobre o tema, quadrinhos pra mim é materia fundamental pra quem quer trabalhar com cinema, motion, design e propaganda. Segue abaixo uma lista de algumas hq’s e artistas de quadrinhos que me influenciaram:
ARTISTAS:
Alex Ross: Pintor norte-americano de histórias em quadrinhos, o seu diferencial é o realismo fotográfico nas ilustrações!
Moebius: Pseudônimo do francês Jean Giraud, e está entre os ilustradores mais respeitados da Europa.
Alan Moore: Autor britânico de história em quadrinhos, entre elas o genial Watchmen, além de V de Vingança e Constantine!
Frank Frazetta: Um ilustrador estadunidense de ficção científica e fantasia, não só para quadrinhos, mas também pôsteres, capas de CD e etc.
Simon Bisley: Também britânico, mas com um estilo diferente, baseado em rock e grafitti
Frank Miller: O norte – americano pai de Demolidor, Sin City e 300. Destaque pelo alto nível de contraste.
Todd Mcfarlane: Criador do Spawn
Greg Capullo: Trabalhou junto com o Mcfarlane ali em cima na criação do Spawn. Também passou pela Marvel e em 2011 assinou a criação de um novo Batman com a DC comics.
Neil Gaiman: Inglês, se destaca pela criação dos quadrinhos da Coraline!
Robert Crumb Artista, ilustrador e músico, conhecido pelo estilo bem característico dos seus desenhos e pelas sátiras ao modo de pensar da população em massa norte- americana.
Mark Millar: Escocês, autor de quadrinhos, com destaque para Wanted e kick-ass, que tiveram adaptações para filmes.
David Wenzel: Ilustrador de livros infantis, entre elas a adaptação de The Hobbit.
Agora que você conhece bem os artistas, segue a recomedação dos quadrinhos:
HQ:
Asterix
Timtim
Sin City
Sandman
Heavy Metal (revista com vários artistas)
Batman o Cavaleiro das Trevas
300 de Esparta (vale ler mesmo depois do filme)
Lobo
Está Morto
DC ComicsJudge Dredd
Watchmen
Spawn
Kick Ass
X-men (fase beeem atinga John Byrne e Chris Claremont)
Elektra
Assassina
Batman
A Piada Mortal
Enfim muita coisa bacana, certamente estou esquecendo de várias coisas legais, mas acho que essa lista já é um bom começo.Fica faltando os mangás e animes, mas deixo esse papo pra o próximo post.