Série do nosso Blog que apresenta os talentos do estúdio, que ajudam a compor nossa atmosfera pulsante.

Prata da Casa: Pamella Pesarelli, 3D artist.

O #PratadaCasa traz a nossa artista 3D Pamella Pesarelli e as benfeitoriais e aventuranças que rolaram nessa jornada pela arte.

Prata da Casa: James Brelaz, el Motion Designer

#PratadaCasa chega nessa segunda-feira pra dar uma remexida na sua vida! Por que não há melhor forma de começar a semana do que recebendo inspiração. A pauta desta semana é o  jovem, brelo e talentoso James Brelaz, nosso Motion Designer que tem a resposta das dúvidas mais audaciosas de toda a existência. Brelax, Breláz, Brêlaz. […]

#PratadaCasa 4: Giovanni Girardi, Ilustrador.

Que tal continuar a conhecer as pratas da nossa casa amarela? Hoje vamos falar da frente ilustrativa do Cafundó: Giovanni Girardi. É um dos cabra velho que entrou no estúdio em 2010 e desde então vem emprestando seu talento para dar brilho aos nossos projetos. Logo que entrou no estúdio, participou do vídeo clipe Jardim […]

#PratadaCasa 03 – Roland Roderjan

#PratadaCasa chega à terceira edição! Vamos falar dos nossos recursos criativos aqui dentro? Hoje é um dia comemorado pelos designers de todo Brasil, e justamente por isso vamos falar do nosso diretor de arte web. Que, entre outras histórias, também é um designer formado pela UFPR em Curitiba. Roland Roderjan é o cara que faz […]

#Pratadacasa 02: Douglas da Silva

Pra quem não viu o #Pratadacasa01, este é um momento  especial em que o Cafundó está abrindo para o mundo os talentos retidos nesta Casa Amarela. Agora, o #Pratadacasa 2nd edition vai falar de um garoto que entrou pra deixar tudo funcionando. Ele programou este blog: se tudo funciona, a culpa é dele. Ele programou […]

Prata da Casa #1 – Felipe Fox

O Cafundó vai começar a compartilhar com vocês as verdadeiras #Pratadacasa do estúdio: os bravos guerreiros que passaram pela nossa temível seleção, enfrentando dragões e Léo-es para conquistar uma cadeira no hall da Casa Amarela! Ou não. Mas são nossos recursos criativos que, através de teclas e talento, são capazes de transformar nossas idéias cabulosas […]

As últimas novidades do nosso laboratório criativo.

Bad Bear Day

   

SIMPLE SCORE

Conheça o aplicativo mobile que vai ajudar a contar os pontos das suas partidas de jogos.

Calendário 2014

Como você gostaria de se retratar em 2014?

HEART ATTACK!

Devemos estar sempre atentos a nossa saúde, e aos ataques do coração.

Pílula 01: Moustache Fever

O bonde do Mr. Biggous trazendo alegria para a sua vida.

O SUMIÇO DO GALO

Num ato repentino, nosso companheiro Galo Inácio deu no pé e descabelou todo mundo por aqui. Onde ele se meteu?!

MANIFESTO SOCIAL

Arranjamos um jeito de lidar com todas as notícias das manifestações. Acompanhe o feed de jornais e redes sociais ao mesmo tempo.
Acompanhe a nossa saga na produção de um curta-metragem animado.


Educação com criatividade e imaginação!

Staff Picks / posted by in 13 Jan of 2012

Algo que eu sempre vejo, leio e ouço pelas mídias são pessoas reclamando sobre o sistema de educação alienador atual (que de fato é). O vídeo aqui em baixo, “Quebrando paradigmas na educação”, feito pelo RSA Animate e que tem rolado bastante pelas redes sociais desde o ano passado é exclentíssimo e ilustra muito bem essa realidade.

Sim, em grande parte do mundo o sistema educacional pode ser considerado um lixo, isso quando ele existe, e são essas coisas que são divulgadas na maioria das vezes pelas mídias, e com uma certa razão né? Afinal as pessoas têm que se informar sobre quais são os problemas para poderem fazer alguma coisa. Mas sinto falta de positivismo e da mostra de exemplos educacionais que sejam funcionais e motivadores, que saiam só do campo das ideias e que tragam um resultado prático (sim, eles existem!). Tem muita gente por aí colocando a mão na massa pra construir uma geração de jovens inteligentes e flexíveis de maneira criativa. É por isso que nesse post contarei sobre um projeto que vi quando eu estava feliz, serena e congelando em uma noite andando pelas ruas de Berlim na Alemanha, no ano passado, e que acredito que valha a pena de ser divulgado e espalhado. Simples de ser adotado por qualquer docente ou educador que tenha força de vontade e é produtivo.

Entrei em contato com Christina Lazai, uma das responsáveis pelo projeto e ela foi super prestativa ao me explicar em uma entrevista sobre o que se trata o Humboldt Bayer Mobil.
Ela me provou que as pessoas podem sim, se forem determinadas e criativas, começar a mudar os paradigmas educacionais e fazer as crianças e jovens se interessarem pela ciência e pelo conhecimento da mesma maneira que se interessam por um vídeo-game: os interpretando como uma forma de lazer e desafio, e não como uma obrigação rotineira, chata e monótona.

Do que se trata o Hulmbolt Bayer Mobil?
Com o Humboldt Bayer Mobil, a Fundação Bayer de Ciência e Educação tornou possível que os laboratórios escolares da Humbolt University de Berlim saissem em tour em um caminhão customizado, com paradas em colégios de ensino médio nas regiões de Berlim e Brandenburg na Alemanha.

O objetivo é instigar o interesse de crianças de 11 a 15 anos na ciência e na pesquisa.
Alexander von Humboldt, viajante e explorador, serve como um modelo completo. Assim como o famoso explorador, os jovens estudantes têm a oportunidade de utilizar equipamentos modernos para observar e colher experimentos. O veículo serve como acampamento de base para as expedições e como um laboratório especial com diferentes estações de trabalho. Assim os estudantes podem formular questões, pesquisar através de vários meios, observações e experiências, econtrar diferentes soluções e documentar o processo na internet. Depois disso apresentam uma para as outras, para os pais e para os professores o processo e quais os resultados mais interessantes.

Dentro do caminhão. Foto tirada por mim em Berlim

Criança exploradora. Foto enviada por Christina Lazai

Quem está envolvido?
Não apenas as salas de aula, mas também os professores e estudantes de graduação podem se beneficiar com o projeto: os professores podem participar dos workshops e os estudantes de graduação ganham experiência prática ao criar aulas e as colocar em prática, eles são os líderes do projeto, o que significa que trabalham com os estudantes e os surpevisionam.

Quais os principais objetivos??
• Fazer com que a ciência seja uma experiência interessante e divertida
• Aumentar a atratividade de determinado campo de estudo, principalmente estre as crianças que até ali não despertavam interesse pela matéria.
• Econrajar as crianças, as entusiasmando, a formular suas próprias questões sobre a natureza e sobre a tecnologia.
• Proporcionar a compreensão dentro do trabalho de pesquisadores da ciência e da indústria.
• Abrir oportunidades de carreira nas ciências e na tecnologia
• Realizar tarefas na Internet, tais como documentação ou administração de homepage
• Gerar diferentes soluções e diferentes pontos de vista
• Apoiar esses objetivos a longo prazo envolvendo os pais e a comunidade

Vocês tem um exemplo prático pra contar?
Os animais locais, as plantas e o mundo humano são observados, analisados e documentados como se as crianças tivessem explorando um país desconhecido.
• Investigações no laboratório (caminhão)
• Determinar a posição do caminhão (GPS e Google Earth)
• Medida de altitude (vento, temperatura e humidade como função de altitude)
• Análise da água (coleta de amostra e análise no microscópio)
• A aptidão física (ECG, etc)
Condições ambientais locais e condições meteorológicas
• A diversidade de espécies (ecossistemas e biodiversidade)
• Condições ambientais (vento, temperatura, umidade)
• Fontes de Alimentação (documentação e análise)
• Sons e ruído (medições acústicas e gravações)
As experiências no acampamento base

Quais os campos específicos abrangidos?
O Humboldt Bayer Mobil é dedicado aos campos de biologia, química, geografia e
física. Dentro destas áreas, o foco está sobre o solo, meio ambiente e água, bem como a saúde do homem e nutrição. Sustentabilidade e proteção do clima são atuais desafios sociais que completam o grupo de temas.

Em campo. Foto enviada por Christina Lazai

Em campo. Foto enviada por Christina Lazai

Agora, minha opinião? Uma excelente maneira de fazer os jovens despertarem toda a imaginação que têm dentro deles, estimulando o pensamento divergente e fazendo com que as crianças não cresçam direcionadas por um “freio de burro”, pensando de forma linear e tendo apenas uma resposta para uma pergunta, e sim formulando várias perguntas com várias respostas e utilizando diferentes metodologias.
O que me chamou a atenção é a participação de estudantes de graduação e de professores no projeto. É a prova de que a mente livre e criativa pode acrescentar ao conhecimento independentemente da faixa etária de cada um e pode mudar o ponto de vista em relação a determinado assunto. A educação não depende só dos professores e do governo, mas estudantes de graduação bem informados podem (e deveriam) ser educadores e educados também com este trabalho divertido e colaborativo. Como eu sempre digo, é facil falar dos outros, mas todo mundo tem potencial e condições de fazer qualquer coisa, é só querer. E convenhamos, nosso governo tem plenas condições de disponibilizar microscópios, barbantes, lápis de cor, computadores e um caminhão pra estudantes universitários. Se Leonardo na Vinci fosse vivo, com certeza patrocinaria esse projeto!

Deixar a imaginação fluir solta na prática, fora da crítica pela crítica. Bora começar a agir compartilhando essa ideia?

Feliz sexta – feira 13! ;D

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