Série do nosso Blog que apresenta os talentos do estúdio, que ajudam a compor nossa atmosfera pulsante.

Prata da Casa: Pamella Pesarelli, 3D artist.

O #PratadaCasa traz a nossa artista 3D Pamella Pesarelli e as benfeitoriais e aventuranças que rolaram nessa jornada pela arte.

Prata da Casa: James Brelaz, el Motion Designer

#PratadaCasa chega nessa segunda-feira pra dar uma remexida na sua vida! Por que não há melhor forma de começar a semana do que recebendo inspiração. A pauta desta semana é o  jovem, brelo e talentoso James Brelaz, nosso Motion Designer que tem a resposta das dúvidas mais audaciosas de toda a existência. Brelax, Breláz, Brêlaz. […]

#PratadaCasa 4: Giovanni Girardi, Ilustrador.

Que tal continuar a conhecer as pratas da nossa casa amarela? Hoje vamos falar da frente ilustrativa do Cafundó: Giovanni Girardi. É um dos cabra velho que entrou no estúdio em 2010 e desde então vem emprestando seu talento para dar brilho aos nossos projetos. Logo que entrou no estúdio, participou do vídeo clipe Jardim […]

#PratadaCasa 03 – Roland Roderjan

#PratadaCasa chega à terceira edição! Vamos falar dos nossos recursos criativos aqui dentro? Hoje é um dia comemorado pelos designers de todo Brasil, e justamente por isso vamos falar do nosso diretor de arte web. Que, entre outras histórias, também é um designer formado pela UFPR em Curitiba. Roland Roderjan é o cara que faz […]

#Pratadacasa 02: Douglas da Silva

Pra quem não viu o #Pratadacasa01, este é um momento  especial em que o Cafundó está abrindo para o mundo os talentos retidos nesta Casa Amarela. Agora, o #Pratadacasa 2nd edition vai falar de um garoto que entrou pra deixar tudo funcionando. Ele programou este blog: se tudo funciona, a culpa é dele. Ele programou […]

Prata da Casa #1 – Felipe Fox

O Cafundó vai começar a compartilhar com vocês as verdadeiras #Pratadacasa do estúdio: os bravos guerreiros que passaram pela nossa temível seleção, enfrentando dragões e Léo-es para conquistar uma cadeira no hall da Casa Amarela! Ou não. Mas são nossos recursos criativos que, através de teclas e talento, são capazes de transformar nossas idéias cabulosas […]

As últimas novidades do nosso laboratório criativo.

Bad Bear Day

   

SIMPLE SCORE

Conheça o aplicativo mobile que vai ajudar a contar os pontos das suas partidas de jogos.

Calendário 2014

Como você gostaria de se retratar em 2014?

HEART ATTACK!

Devemos estar sempre atentos a nossa saúde, e aos ataques do coração.

Pílula 01: Moustache Fever

O bonde do Mr. Biggous trazendo alegria para a sua vida.

O SUMIÇO DO GALO

Num ato repentino, nosso companheiro Galo Inácio deu no pé e descabelou todo mundo por aqui. Onde ele se meteu?!

MANIFESTO SOCIAL

Arranjamos um jeito de lidar com todas as notícias das manifestações. Acompanhe o feed de jornais e redes sociais ao mesmo tempo.
Acompanhe a nossa saga na produção de um curta-metragem animado.


Nossas impressões após o TEDxFloripa

Our Stuff / posted by in 19 Jul of 2011

Já havia feito um post aqui pra falar sobre o TEDxFloripa – a respeito do teaser, mais especificamente – e volto agora com muito orgulho pra falar sobre o evento.

Quer dizer, “sobre o evento”  seria raso e pouco justo. O TEDxFloripa foi mais que apenas um dia – foram sete meses de organização, 21 palestras, 27 palestrantes, mais de 120 presentes, 10 horas, muitas ideias e infinitas possibilidades futuras. Talvez o mais certo seja vir aqui falar sobre intensidade, experiências, pessoas.

Mesmo em apenas 18 minutos, os palestrantes apresentaram suas ideias, histórias, projetos e músicas de maneira envolvente, transformadora. Para o nosso diretor comercial, Leonardo Minozzo, “os palestrantes dificilmente conseguem esgotar o assunto, sempre deixando um gostinho de quero mais; fazendo com que a gente vá atrás e descubra, por outros meios, mais detalhes sobre o projeto e ideia de cada um”.  Satisfação imensa poder ouvir tantas histórias boas, uma atrás da outra.

Ainda que algumas vezes com opiniões e pontos de vista bastante diferentes, essa pluralidade de ideias nos faz refletir, equilibrar pontos. Inclusive, um dos Talks apresentados falava sobre isso (veja abaixo).  Como muito bem disse um dos organizadores (e amigo) Tadeu Meyer: ” é um sutil chamado à tolerância”.

‎”Qualquer ideia brilhante que você tenha ou ouça, o oposto também pode ser verdade” Derek Sivers

Talvez pareça exagero, mas participar do TEDxFloripa foi algo absolutamente novo e encantador pra mim. Fazer parte da organização com outras 14 pessoas tão incríveis, me faz sentir vivendo uma oportunidade única.

Primeiro porque organizar um evento independente que carrega o peso TED já é um desafio bem grande. Segundo, porque era o TEDxFloripa. Quando a gente fala em nome de uma cidade, mexe com sentimentos e identificações profundas, que pertencem a muito mais gente do que se imagina – são inúmeras realidades, pontos de vista, vivências, laços, ilhas. É preciso encontrar as pontes, o denominador comum.

15 voluntários envolvidos ao longo de 7 meses

Cafundó apoiou o evento e precisou ter esse feeling ao desenvolver o teaser e vinhetas – tornando nossa participação igualmente desafiadora. Pela quantidade de feedbacks positivos, acredito que conseguimos captar a alma florianopolitana de uma maneira bem suave.

O que acaba sendo outro ponto que me deixa bem feliz, pois conhecendo o TED e as ideias que ele ajuda a divulgar, fica difícil não relacionar com nosso estúdio. “Logo de imediato aceitamos participar como apoiadores” lembra Minozzo, “agora vejo que na verdade não deveríamos ter esperado o convite, mas sim ido até a organização e nos disponibilizado a ajudar de alguma forma”, conclui.

vídeo teaser oficial

vinhetas de introdução aos blocos e participantes

eu, Minozzo e Adriano, representando o Estúdio

Mesmo sabendo os motivos pelos quais cada palestrantes foi chamado, as apresentações são únicas até mesmo para quem organizou. Não dá pra saber o que irá acontecer quando eles sobem ao palco, a energia que paira dentro do ambiente influencia diretamente na percepção e absorção do que está sendo dito.

“As 3 coisas que descobri quando meu avião caiu” Ric Elias
Talk apresentado durante o evento

A gente ouve e percebe o quanto o mundo é maior, fica com aquela sensação gostosa de que ainda existem pessoas boas, que fazem coisas boas simplesmente pelo prazer em fazê-las – status aqui não é o principal.

Fiquei de olho nas redes sociais e, como muito foi comentado durante o evento, participar do TEDx deixa a sensação de que o mundo ainda tem jeito, basta querer para fazer acontecer, tirar as ideias do papel e colocar em prática. Sentimento compartilhado por mim e pelo Leonardo, que destaca também quão gratificante foi perceber iniciativas locais [Florianópolis] que podem mudar o mundo.

Todas as iniciativas locais foram surpreendes, mas o destaque fica com a Revolução dos Baldinhos, de arrepiar!

Falando em iniciativas e arrepios, o TEDxFloripa em parceria com as Tintas Coral (com o projeto Tudo de Cor praVocê) vão pintar uma quadra lá na comunidade Chico Mendes (Revolução dos Baldinhos).

O projeto vê nas cores um potencial de criar pontes: acredita que elas podem impactar a vida das pessoas. A palestrante Duda Mattar (imagem destaque do post) contou toda a diferença que as cores fizeram na favela Santa Marta, no Rio de Janeiro. E agora vão fazer acontecer aqui em Floripa também.

Meu sábado foi intenso, vivo, agitado. Todas as palestras mexeram comigo de alguma maneira, das mais emocionais as mais racionais – todas muito humanas.

Para o Leonardo Minozzo, o destaque ficou com a palestra do engenheiro civil Rodrigo Sabatini, e a proposta do Lixo Zero. “Quando” um determinado produto vira lixo? Essa fração de segundo pode transformar algo belo, limpo e consumível, em algo que vai parar nos lixões do mundo. Simples e enfático.

“Objetos só são lixo se misturados e desorganizados. Limpos e separados, são matéria-prima”

Não saberia dizer quais eu gostei mais, mas destacaria duas que me chamaram bastante a atenção:

Marcos Alvito – ANT (Associação Nacional dos Torcedores)
Crítico e bem humorado, defende o futebol como “a alegria do povo”, não elitizado e afastado da rede de negócios pouco transparentes que cercam o esporte. Fica a pergunta: “quanto vale um torcedor de futebol?”

“Professor que gosta de ensinar, não presta. Aprende 3 coisas e ensina essas 3 coisas pra sempre. Eu gosto é de aprender, quanto mais eu aprendo, mais eu divido com meus alunos”

“Se o John Lennon baixasse aqui hoje, no TEDxFloripa, diria que ainda tem gente que se une para falar de ideias.”

Carol Almeida – Projeto #esougay
Com o projeto contra a homofobia e a intolerância, a jornalista emocionou a plateia e, logo cedo, fez muito marmanjo chorar.  Delicada, sensível, profunda. Nunca tinha sentido uma carga emocional tão grande em tão pouco tempo. Conversar com ela e ouvir as histórias dos 6 meses de projeto foi realmente tocante.

“Dizer “eu sou gay” é tão difícil, transformador e importante quanto dizer “eu te amo”

“O que nos faz humanos é entendermos o que somos”

Então é isso, com mais de 10 horas de evento eu poderia ficar escrevendo pra sempre., mas vou parando por aqui.

Para o Cafundó é muito gratificante participar de algo tão grandioso e ao mesmo tempo tão próximo. Ficamos extremamente felizes não só com a participação, mas também com o resultado do nosso trabalho e do evento como um todo. Que venham os próximos!

Nós realmente construimos pontes ou somos construídos por elas?

 

[fbcomments]