Globo


Rede Globo 50 anos

Versão pop dos personagens mais marcantes das novelas da Globo em animação para o projeto multiplataforma #Noveleiros.

Em 2015 a Globo completa 50 anos, e pretende aumentar ainda mais os laços que construiu neste período com milhões de brasileiros. Uma comemoração com ações interativas com seu público, relembrando momentos inesquecíveis da teledramaturgia. O foco principal da campanha é o produto de maior sucesso da rede de televisão, as novelas e seus memoráveis personagens e jargões. Com esse objetivo de relembrar os personagens e sua ligação com o público, seus diretores criativos pediram ao Cafundó uma releitura dos maiores momentos, mas de uma maneira divertida, pop e fofa.

A Globo chegou até o Cafundó através do Diretor de Arte do estúdio, Pier Paolo. Quando procurava por referências para o planejamento de comunicação, eles se depararam com um vídeo já aclamado entre animadores, citado pela staff do Vimeo e festivais do mundo inteiro. Se trata do curta Cinematics, projeto autoral do Pier Paolo. Assim, a Globo entrou em contato com o Pier, para que fizesse algo com a mesma pegada, mas com os personagens mais famosos das novelas globais. O qual por sua vez trouxe o job para o Cafundó.

 

Carminha-GIF

 

Briefing

O vídeo no estilo Cinematics deveria fazer com que noveleiros se apaixonassem – novamente ou pela primeira vez – por personagens que fazem parte da cultura brasileira. Ele é a estreia da série #Noveleiros, projeto multiplataformas que revive figuras inesquecíveis das novelas, que fizeram o público se emocionar, se divertir, chorar e torcer por um final feliz.

Figuras como Jorge Tadeu, o fotógrafo galã da novela “Pedra sobre pedra”; Nazaré, a diva do mal de “Senhora do destino”; Carminha, a grande estrela de “Avenida Brasil”; Félix, que “salgou a Santa Ceia” em “Amor à vida”; além da supervilã Odete Roitman, personagem de Beatriz Segall em “Vale tudo”, deveriam ganhar versões em personagens minimalistas e contemporâneos, em cenas que trouxessem à memória do telespectador instantaneamente as lembranças da época, dos personagens e da trama envolvida.

 

Ultima-cena

 

Personagens

Seguindo o briefing proposto, deveríamos criar uma versão dos personagens em animação que não fosse uma caricatura, mas sim algo especial e exclusivo. Optamos pela linha do flat design, sem contornos e com base em  formas geométricas e poligonais.
 Partimos de uma forma base para todos, e depois fomos adaptando até cada um adquirir sua personalidade, com seus traços e pontos mais marcantes. O resultado são 30 desenhos que o público relaciona facilmente com seus personagens de inspiração.

Personagens-Globo_horizontal

 

Animação

Para a animação ficar fluida e ter o mínimo de elementos possível, utilizamos morphs para transição entre cenas. Esse foi um dos pontos importantes que usou a próprio formato dos personagens para realizar transições internas.

Assista à animação para o projeto #noveleiros, feito pelo Cafundó e lançado pela Globo online dia 01/06.
Laurinha-GIF
Tieta-GIF

 

Lançamento e interação com o público

O lançamento oficial da campanha foi feito no primeiro dia de Junho, nas redes sociais e no site da Globo. Além do vídeo, os personagens viraram objetos de presente para adquirir na Loja Globo e materiais para download e impressão disponibilizados gratuitamente e idealizados pela equipe interna da rede.

 

2objetos
objetos

 

No Facebook da Rede Globo está disponível o app #noveleiros, onde é possível fazer o download dos personagens e seus mais famosos bordões para usar no Messenger.

 

facebookapp